body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O que acontecerá com Bolsonaro, caso a denúncia da PGR seja aceita?

Saiba cada uma das etapas e prazos caso o processo do ex-presidente no caso do golpe prossiga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto
Ex-presidente da República Jair Bolsonaro PL Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente da República Jair Bolsonaro PL Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles @BrenoEsakiFoto

Após a Procuradoria-Geral da República apresentar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso da tentativa de golpe na terça-feira ada (18), o relator do processo, Alexandre de Moraes, abriu um prazo para a sua manifestação.

Em seguida, Moraes decidirá se aceita ou não a denúncia. Caso seja aceita, o processo penal terá início. Uma vez que nem todas as etapas têm um prazo definido, não há como estimar a duração média do processo. Confira o o a o do que deve acontecer, caso a ação prossiga:

Citação do Réu

O primeiro o é a citação do réu para apresentar uma resposta à acusação. Ele tem o prazo de dez dias para se defender por escrito. Nesse momento, Bolsonaro deve apresentar seus argumentos, suas provas e indicar as testemunhas. Antes da audiência de instrução, há ainda uma sessão com sustentações orais da acusação e da defesa.

Audiência de Instrução e Julgamento

Em seguida, são convocadas as testemunhas e determinadas as primeiras diligências e manifestações, possibilitando que aconteça a audiência de instrução e julgamento.

Nela, as testemunhas de acusação e de defesa são ouvidas e o réu é interrogado. Após essa etapa, podem ser pedidas mais diligências.

Quando o réu está solto, não há um prazo definido para essa etapa. Somente no caso de ele estar preso, determina-se que a audiência seja realizada em até 60 dias após a apresentação da denúncia.

Sustentações Orais e Sentença

Depois da audiência de instrução, acontecem novas sustentações orais da acusação e da defesa. Encerradas essas sustentações, o relator poderá, então, conduzir a votação com os demais ministros, começando pelo mais jovem e terminando com o mais antigo. Neste momento, eles decidem se Bolsonaro será condenado ou absolvido.

Caso algum ministro considere que precisa de mais tempo para tomar a sua decisão, ele poderá pedir vista, prorrogando o julgamento em 90 dias. Havendo recesso nesse período, o prazo fica suspenso, contando apenas quando a corte está oficialmente funcionando.

Recursos

As partes têm o direito de recorrer do acórdão, ou seja, da decisão. Nessa fase, os prazos podem variar conforme os recursos apresentados.

Um dos recursos cabíveis chama-se embargos de declaração. Ele pode ser apresentado se houver algum erro, omissão ou algum ponto confuso na sentença. O prazo para apresentar os embargos de declaração é de cinco dias a partir da publicação do acórdão, ou seja, da decisão do STF.

Outro recurso possível, caso a decisão não seja unânime, chama-se embargos infringentes, cujo prazo de apresentação é de quinze dias desde a decisão.

O julgamento do processo na Primeira Turma aumenta a possibilidade de uma decisão unânime, por isso, uma das teses defendidas pela defesa de Bolsonaro é que o caso vá para o Plenário, para ser julgado por todos os ministros, onde há chance de divergência. Isso porque essa turma é formada por cinco ministros. Além de Moraes, fazem parte Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

Caso esses recursos sejam apresentados pela PGR, os prazos são contados em dobro.

Aplicação da pena

Quando não houver mais recursos cabíveis, considera-se o processo transitado em julgado e, caso Bolsonaro seja condenado, a pena poderá ser executada a partir desse momento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?