body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

O agente laranja

O populismo de direita é uma arma química

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Images
Presidente dos EUA - Donald Trump
1 de 1 Presidente dos EUA - Donald Trump - Foto: Win McNamee/Getty Images

Em 30 de abril de 1975 chegou ao fim a Guerra do Vietnã. Durante o conflito, os Estados Unidos despejaram milhões de litros do Agente Laranja, um herbicida altamente tóxico, para destruir florestas e ass pessoas. O resultado foi um dos maiores crimes ambientais e humanitários da história. Até hoje o país asiático sofre com seus efeitos. Em mais uma ironia bizarra e cromática, Trump oferece, com sua política populista de direita, o mesmo legado de destruição.

Em janeiro de 1962, o presidente John Kennedy autorizou a chegada dos primeiros herbicidas, em uma operação chamada de projeto Ranch Hand, que usaram diversos compostos químicos, muitos deles desenvolvidos durante a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 20% das selvas do país e 10 milhões de hectares de arrozais foram pulverizados pelo menos uma vez com doses 20 vezes maiores que as recomendadas. O nome surgiu por causa da faixa laranja presente em seus barris, que o diferenciava do agente verde (contra vegetação de folhas grandes) e do agente azul (usado contra os arrozais).

Casos de câncer e má formação congênita atingiram o país durante décadas e atacam a alimentação, formando uma cadeia de doenças. Os peixes e camarões que se alimentam no fundo dos rios pegam os sedimentos contaminados, os peixes maiores comem esses peixes e depois são comidos pelos vietnamitas, dizem pesquisadores.

Donald Trump, em seu primeiro mandato enfraqueceu leis de proteção ambiental, liberando agrotóxicos perigosos e incentivando combustíveis fósseis, aumentou vendas de armas. Se os EUA tentou dividir o Vietnã entre vítimas e algozes, Trump polarizou os EUA com discursos de ódio, fake news e ataques a minorias, intoxicando o debate público e a democracia americana. Seu governo atual intensifica esse tipo de política. O negacionismo climático de Trump se mantém. Se nos anos 1960 os sul-vietnamitas eram o inimigo a alimentar xenofobias, agora os imigrantes latinos são os eleitos.

Décadas depois do veneno químico, reaparece o veneno ideológico contra a própria nação estadunidense . O Vietnã venceu a guerra e se recuperou economicamente. Quanto tempo levará para os EUA se recuperarem de Trump?

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?