body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Depois de Londres, Lula deve ter agenda pesada por apoio no Congresso

Presidente se preocupa com derrotas na Câmara e deu alfinetada pública em Padilha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ian Jones
Foto colorida de Lula e Janja no Palácio de Buckingham - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Lula e Janja no Palácio de Buckingham - Metrópoles - Foto: Ian Jones

A semana começa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bolando planos para conseguir mais apoio no Congresso Nacional. O presidente chega ao Brasil neste domingo e deve se reunir com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para definir a lista de compromissos da semana.

O presidente quer ter reuniões com os presidentes dos partidos que dão “base” ao governo na Câmara. As duas derrotas da semana ada fortaleceram a oposição e preocuparam Lula. MDB, PSD, PSB e União Brasil devem ser convidados para encontros ao longo da semana.

Na prática, só o PSB continua na “base” do governo. Na derrota nas leis do saneamento, 9 deputados votaram a favor de Lula, com 3 votos contrários e 2 ausências. O União Brasil, pelo contrário, deu todos os 49 votos para suspender os dois decretos de Lula. O próprio Elmar Nascimento, presidente do União Brasil, disse que o partido não faz parte da base e é independente –mesmo tendo 3 ministérios.

Na quinta (4/5), durante a cerimônia da volta do Conselhão, Lula alfinetou, em tom de brincadeira, o ministro Alexandre Padilha. O presidente fez a Padilha um elogio que trouxe uma crítica nas entrelinhas:

“A grande novidade na composição desse conselho – e nisso quero reconhecer o trabalho extraordinário do ministro Alexandre Padilha… Espero que ele tenha, dentro do Congresso Nacional, a capacidade de organizar e de articular que ele teve no conselho. Aí vai facilitar muito a vida… É porque esse conselho está mais diverso e representativo”, disse Lula.

O presidente volta ao Brasil depois de 2 dias no Reino Unido. Ele se encontrou com o primeiro-ministro e participou da coroação do rei Charles III. O próximo destino de Lula será o Japão para participar da cúpula do G7. A viagem está marcada para 19 de maio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?